Atrasos em exames laboratoriais na UPA geram cobranças no legislativo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Atrasos em exames laboratoriais na  UPA geram cobranças no legislativo

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Fernandópolis voltou ao centro do debate na Câmara esta semana. A causa, desta vez, foi a demora na realização de exames pelo Laboratório da Santa Casa que presta o serviço para a unidade. 
O assunto foi levantado pela vereadora Janaina de Andrade que desde maio do ano passado assumiu a coordenação da UPA. Ela apresentou dois requerimentos, um pedindo cópia do contrato firmado entre o município e o Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis e, o outro, cobrando quais as razões para não realizar os investimentos necessários no Laboratório Municipal de Análises Clínicas – SUS “Dr. Germano Hernandes” visando atender a UPA. O Laboratório fica a poucos metros da unidade de pronto atendimento. 
Na discussão do projeto, Janaina disse que a demora na realização dos exames está comprometendo o atendimento. “Desde maio de 2022, quando eu assumi essa Unidade de Pronto Atendimento, lógico que eu sabia que teriam muitos problemas, só não sabia que esse seria o principal e de extrema importância. Eu tenho um problema sério na UPA com demora desses exames, que, geralmente, é de 2 a 3 horas, e os pacientes ficam ali de 2 a 3 horas porque esses exames são levados para a Santa Casa, e lá eles também têm os pacientes deles’, disse.
A vereadora declarou que o laboratório na Santa Casa não investe em equipamentos que, frequentemente, apresentam defeitos e suspendem o atendimento. “Esses dias o Laboratório parou, eles não nos comunicaram, e nós precisamos encaminhar nossos exames para Rio Preto, de moto taxi”, falou Janaina.
Para a vereadora, a solução está em investir no Laboratório Municipal e colocar para rodar 24 horas. O tema repercutiu entre os vereadores cobrando uma resposta do Executivo.