Campanha “Janeiro Branco” chama atenção para a saúde mental da população

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Campanha “Janeiro Branco” chama atenção para a saúde mental da população

No primeiro mês do ano é quando muita gente começa a planejar e fazer as famosas listas de metas e objetivos a serem alcançados. É nesse momento que os especialistas alertam para a necessidade de ficar atento à saúde mental. Foi então, que surgiu a campanha Janeiro Branco.

Em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora FM, a psicóloga e coordenadora do CAPS II – Centro de Apoio Psicossocial – de Fernandópolis, Paula Buzzato Gabriel, disse é preciso dar atenção à todas as áreas de nossa vida. “O tema desse ano da campanha é “A vida pede equilíbrio”, porque somos seres complexos e nossa vida é regida por várias áreas e quando a gente foca só em uma área, como o trabalho, por exemplo, deixamos de dar atenção a outras coisas também. E quando deixamos de dar atenção a uma das áreas, gera uma desarmonia no nosso organismo. Então é preciso buscar o equilíbrio para gerar uma harmonia em todas as áreas da nossa vida para promover a saúde mental”, explica.

Um dos principais objetivos da campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. A iniciativa também visa desmistificar os muitos tabus que envolvem o tema. “Ter uma mente saudável é saber compreender nossas emoções, como a gente pensa, como a gente sente e reage diante das situações, manter relações saudáveis e compreender tudo o que acontece em nossa vida e manter o equilíbrio é manter-se mentalmente saudável. Então, não é apenas a ausência de doença psíquica”.

De acordo com a psicóloga o cuidado com a saúde mental deve acontecer diariamente por meio de uma rotina com hábitos saudáveis. “Cuidar da saúde mental também é cuidar da alimentação, praticar atividade física, ter um hobby, manter relações saudáveis, ter memórias afetivas positivas, manter uma boa rotina de sono e ter um projeto de vida. Além disso, precisamos ter metas alcançáveis e as pequenas conquistas precisam ser celebradas a qualquer momento”.

Em Fernandópolis é oferecido acolhimento e tratamento gratuito para quem necessita de ajuda psicológica. “O CAPS é um serviço de saúde mental aberto ao público e oferecemos acolhimento às pessoas que necessitam de ajuda psicológica. Durante o acolhimento são avaliadas as necessidades do indivíduo para então traçar as estratégias de atendimento como: grupos, oficinas terapêuticas, atendimento médico psiquiátrico e equipe multidisciplinar”.

O CAPS funciona na Rua Professor Olivio de Araújo, nº 08, Bairro Cassiano (próximo ao Edifício Jequitibas). O telefone para contato é o 17-3422-3172.