“Presépio Vivo” supera as expectativas dos visitantes e emociona

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Presépio Vivo” supera as expectativas dos visitantes e emociona

Emoção a flor da pele. Essa é a sensação de todos que visitam o “Presépio Vivo”, que está instalado na Praça da Matriz, ao lado da igreja de Santa Rita de Cássia. A atração, que se encerra na noite de hoje, 17, já recebeu milhares de visitantes desde quarta-feira, 14, quando aconteceu sua abertura oficial. A visitação é gratuita e acontece das 19 às 22h.
Ao chegar na Praça os visitantes são surpreendidos com o Tenda do Rei Herodes, seus soldados romanos e lindas bailarinas dançando, brindando e dando salve ao Rei. Ao entrar na estrutura do Presépio, você embarca em uma viagem no tempo para a antiga Belém na época do nascimento de Jesus. 
Os moradores, comerciantes, ferreiros, artistas populares, carpinteiros e artesãos são alguns dos personagens que você irá encontrar durante sua caminhada pele Belém fictícia. É possível ver artesãos trabalhando com argila, comerciantes com barracas de alimentos e dá até para sentir o cheirinho da carne sendo frita em uma grande panela de ferro. Em outro espaço são oferecidos pães aos visitantes. Outro espaço que chama muito a atenção e, é uma novidade esse ano, é a Escola de Gladiadores. O mais interessante é que é possível interagir com os mais de 140 personagens durante a visita.
O estábulo montado ao lado do curral com animais de verdade, é onde pode ser visto uma das imagens mais lindas e emblemáticas do presépio. Maria, José, Jesus em sua manjedoura, os três reis magos e os anjos. A cena possui uma riqueza de detalhes incrível tanto no cenário, quanto no figurino dos personagens, que são pessoas comuns da nossa sociedade, inclusive, os dois bebês que se revezaram um por noite para dar vida ao menino Jesus. Impossível não se emocionar!
“O que está envolvido aqui não é o dinheiro, o receber e sim o amor pelo trabalho que foi feito. São pessoas da comunidade que veem no Presépio Vivo uma possibilidade de sentir de perto essa emoção e, eles vêm, em busca disso. Então, quando você tem esse tipo de sentimento envolvido, a emoção é outra”, finaliza Fábio Sanches, coordenador do “Presépio Vivo”.