Hoje, 29, o dia será de muita informação e conscientização dos cuidados com a saúde em Fernandópolis. Na Praça Joaquim Antônio Pereira os alunos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis - realizam das 8 às 12h o evento “29 de outubro Dia do AVC”.
O evento irá oferecer à população os serviços de: aferir a pressão, realizar o cálculo de IMC, orientações a respeito AVC - Acidente Vascular Cerebral - tipos, prevenção, reconhecimento dos sinais iniciais e orientações de saúde de modo geral.
Segundo a coordenadora do curso de fisioterapia, Luciana Barros, o evento tem como objetivo prevenir, aumentar a conscientização sobre os sinais de reconhecimento de AVC e os benefícios do acesso aos cuidados médicos de emergência. “Quando alguém tem um AVC, cada segundo é de fundamental importância. À medida que o tecido cerebral e milhões de neurônios começam a desaparecer, o TEMPO é muito precioso”, destaca a coordenadora.
No período da tarde, às 15h, as alunas do segundo semestre do curso de psicologia da FEF realizam a “Palestra: Prevenção ao câncer” no Centro Pastoral da Aparecida. O evento irá contar com palestras com os médicos Dra. Nara Mattia, que é mastologista e vai falar sobre o câncer de mama; a Dra Nádia Mattia, dematologista, que vai abordar o câncer de pele; e o Dr. Wendel que vai falar sobre o câncer de próstata. “A prevenção é tudo. Um caso bem prevenido é mais fácil de ser curado”, disse Ivonice de Matthias Alduíno, estudante de psicologia e uma das organizadoras do evento.
Para assistir as palestras, a organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite que será doado para a AVCC– Associação de Voluntários no Combate ao Câncer, onde as alunas também realizam um projeto de levar assistência nem só aos assistidos mas também aos seus familiares.