A ‘Casa do Artesão’ de Fernandópolis vem registrando nos últimos meses um aumento significativo de público visitante e consumidor. Inaugurado no final de maio, o local visa oferecer um espaço mais agradável para que os artesãos da cidade possam expor e vender seus produtos.
Nas primeiras semanas, a venda ainda não estava autorizada e a ‘Casa do Artesão’ servia para a exposição dos itens. Em agosto, a venda foi autorizada e o público pode adquirir os produtos no próprio local e realizar o pagamento ‘via Pix’ direto para o próprio artesão. Já há a necessidade semanal de reposição de peças.
Para controle e monitoramento turístico da cidade, foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo um livro de presença e um questionário que fica a disposição do visitante na entrada da ‘Casa do Artesão’. Os dados colhidos servem de base para o mapeamento turístico do município.
“Estamos recebendo visitantes do Brasil inteiro. São turistas que visitam seus familiares na cidade, que estão de passagem para a realização de procedimentos médicos e principalmente pessoas de várias cidades da região que estando em Fernandópolis entram na Casa do Artesão. Confesso que estamos surpresos com todo esse movimento crescente e rápido no local”, comentou o secretário Cássio Araújo.
A ‘Casa do Artesão’ foi construída por meio de recursos do M.I.T. – Município de Interesse Turístico, que além de oferecer o novo espaço para os artesãos, teve por finalidade promover uma reformulação visual na região central da cidade. “Fiquei encantada com tudo o que vi aqui na ‘Casa’. Produtos de ótima qualidade, bonitos e com preço baixo. Não imaginava que iria encontrar tantas opções boas aqui”, comentou Maria Bathista Soares, moradora de Valentim Gentil.