Carreata abre a campanha ‘Outubro Rosa’ do Hospital de Amor em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Carreata abre a campanha ‘Outubro Rosa’ do Hospital de Amor em Fernandópolis

O mês de outubro começa hoje e com ele, o movimento internacional conhecido como “Outubro Rosa”, que tem como objetivo conscientizar mulheres quanto a prevenção do câncer de mama. Para mobilizar a sociedade sobre o tema, o Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Fernandópolis realiza hoje a partir das 08h30 uma carreata que irá percorrer as principais avenidas da cidade: Augusto Cavalin e Expedicionários Brasileiros.
A concentração dos participantes no estacionamento da unidade, localizada na Rua Dr. Antônio Milton Zambom, nº. 1510, bairro Terra Verde, ao lado da Fundação Educacional de Fernandópolis. De lá, o cortejo parte do Hospital de Amor, passando pelas avenidas Augusto Cavalin e Expedicionários Brasileiros, até a rotatória da praça Dr. Fernando Jacob, retornando à unidade, onde será realizado o encerramento.
“Convidamos toda a população a participar desse momento de conscientização, em que levantamos a bandeira do cuidado e da prevenção contra o câncer de mama. Para participar é só vir à unidade, com seu carro, moto, bicicleta ou algum outro veículo”, ressaltou a enfermeira Tânia Lourenço, gerente administrativa da unidade.
Além da carreata, entre os meses de outubro a dezembro, a unidade móvel de prevenção do Hospital de Amor irá percorrer alguns bairros da cidade e a região para realizar a mamografia em mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Serão disponibilizados mais de 3 mil exames do dia 10 de outubro ao dia 9 de dezembro. 
De 10 a 25 de outubro a carreta vai ficar no Paço Municipal. No dia 25 a unidade móvel estará na Alcooeste; dia 26 na Comufer e Pessoto Flex; dia 27 estará em um evento em Jales; no dia 28 no Frigo Estrela, em Estrela d’Oeste e dia 31 em Sebastianópolis do Sul.
“A mamografia é um exame que detecta precocemente alterações nas mamas, podendo identificar em questão de milímetros qualquer anomalia. Quando se há o diagnóstico precoce, a chance de cura é muito alta, por isso enfatizamos a importância da prevenção”, alerta a enfermeira responsável pela unidade móvel, Juliane Secco.
Para realizar o agendamento do exame, que é gratuito, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e levar cópias do RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação para COVID-19. Os documentos originais também deverão ser levados no dia marcado para a realização do exame.
“A carreta percorre várias regiões e outros estados e, justamente onde temos a unidade de prevenção, a adesão aos exames é baixa. Nos lugares onde o acesso é mais difícil, a taxa de cobertura pode chegar até 95%”, disse Juliane, em entrevista ao programa Rotativa no Ar, a rádio Difusora FM.
As mulheres que quiserem agendar para realizar o exame no Instituto de Prevenção ou tirar dúvidas, pode entrar em contato pelo telefone 17-3465-5560.