Com estoque em estado crítico, hemocentro necessita de doações de sangue com urgência

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Com estoque em estado crítico, hemocentro necessita de doações de sangue com urgência

A responsável pelo Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, a médica hematologista Brígida do Amaral Botelho Prudêncio, fez um apelo essa semana, em entrevista à Rádio Difusora, para que a população vá ao hemocentro da cidade com urgência para doar sangue. “Esse mês está muito difícil. Teríamos que ter de 150 a 200 bolsas a mais. Sábado tivemos apenas 10 doadores. Do jeito que está é impossível atender a demanda de toda a região. É importante que as pessoas se sensibilizem em compareçam”, conta a médica.
Segundo Brígida, o hemocentro tem necessitado de muitas bolsas para atender pacientes vítimas de acidentes e doentes que necessitam de cirurgia. “A doação é a única forma da gente ter o sangue. Precisamos de todos os tipos sanguíneos, sem exceção. Os negativos que são os mais difíceis, pois está presente em um menor número de pessoas”, explica.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis; ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde; ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação; estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia; levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.
O Hemocentro de Fernandópolis funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira das 08 às 17h, quarta-feira das 08 às 18h e aos sábados das 07h30 às 12h e não necessita agendamento para fazer a doação. Informações pelo telefone (17) 3442-5544 ou WhatsApp (17)98165-0067.
“É importante que as pessoas não se esqueçam, assim como não esquecemos de comer, de pagar contas, de levantar, de deitar. A gente não pode esquecer de doar sangue e lembrar sempre que tem alguém precisando”, finaliza a médica.