A retomada do tradicional desfile de 7 de setembro aconteceu em grande estilo em Fernandópolis. Segundo o secretário de comunicação da Prefeitura Municipal, Paulinho Boaventura, o evento superou todas as expectativas da organização. “Mais uma vez mostramos o nosso potencial de eventos de turismo em Fernandópolis. Sem dúvidas foi o maior desfile da região. Foram mais de 3.500 pessoas participando e, contando com o público, chegamos a 8 mil pessoas no evento”, disse o secretário em entrevista ao vivo ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora FM.
Com o tema ‘Orgulho de Viver Aqui’, o desfile foi dividido em 65 blocos de participantes compostos por escolas, grupos de bike, motociclistas, voluntariado, associações esportivas e culturais. De acordo com o tema proposto, as escolas municipais homenagearam algo relacionado à cidade, como: o Festival de Balonismo, a Expo, Município Verde e Azul, Cidade Solidária, variedade gastronômica entre outros.
Os atiradores do Tiro de Guerra participaram na abertura, durante a execução dos hinos nacional e da independência, executados pela OSFER – Orquestra de Sopros de Fernandópolis – e depois eles voltaram na parte final com o desfile das forças de segurança pública, que encerram o evento com a tradicional apresentação das viaturas.
Durante a homenagem em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil estava presente o prefeito municipal, André Pessuto; o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Pinato ao lado de vereadores; o tenente coronel Edson Fávero; o delegado seccional Edson Satoru Sakashita e do deputado federal Fausto Pinato.
Em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora FM o tenente coronel Edson Fávero, destacou a importância da participação da população no evento. “O desfile cívico é um ato de cidadania de todos os segmentos da sociedade e a Polícia Militar participa da sociedade em todos os momentos, portanto, é uma obrigação nossa também. Participamos com nosso efetivo e as viaturas com os filhos dos nossos profissionais militares vestidos com o uniforme da PM, que já é uma tradição nessas datas”.
O prefeito André Pessuto lembrou a autora do hino de Fernandópolis ao falar sobre a preservação dos atos cívicos. “É muito importante esse ato de civismo. Temos que agradecer e lembrar a dona Wandalice Renesto, pois acredito que foi quem implantou esse amor pelo civismo que Fernandópolis tem, não só no dia de hoje, mas no aniversário da cidade e outros dias tão importantes em nosso município”, disse o prefeito ao programa Rotativa no Ar.