O domingo será de muito lazer, diversão e com o céu colorido em Fernandópolis. Tudo isso porque amanhã, 04, a partir das 9h, no estádio municipal Cláudio Rodante acontece o ‘1º Festival Amantes da Pipa’. O evento é realizado pelo grupo Fernandópolis Marketing Eventos e tem como parceiros os Amigos da Pipa e o Projeto Formiguinhas.
Segundo Eliana Benine, uma das idealizadoras do evento. O projeto nasceu do desejo de incentivar os amantes das pipas à prática da modalidade em locais adequados, longe dos riscos dos fios de alta tensão e sem o uso de linhas cortantes. “Sempre que ia trabalhar via crianças soltando pipas em locais inadequados e com nossos parceiros dos Amigos da Pipa e o Projeto Formiguinha iremos realizar esse evento com o objetivo de conscientizar esses jovens e promover um encontro com as famílias fernandopolenses”.
O Edinaldo da Silva Miranda, o ‘Di’, do grupo Amigos da Pipa, revela que o principal motivo da participação no evento é propagar a essa arte. “Vamos mostrar que soltar pipa é uma brincadeira saudável e muito divertida. Nosso intuito maior é trazer as crianças que nasceram na geração da tecnologia e disseminar a cultura e incentivar às brincadeiras com pipa”, destaca Di.
Para participar do festival, a inscrição poderá ser realizada a partir das 08h30 no Estádio. A competição será dividida em duas categorias: de 05 a 17 anos e maiores de 18 anos. Haverá premiação para as modalidades: maior pipa, menor pipa e pipa mais bonita, além da premiação para a pipa que ficar mais tempo no ar. Os primeiros colocados das duas categorias irão ganhar uma bicicleta cada, além de medalhas e troféus. “Estaremos com 14 integrantes durante o evento para coordenar a parte de competição e organização no contexto geral”, revela o líder do grupo Amigos da Pipa, que serão os responsáveis pela competição. Para se inscrever, a organização pede a doação de um produto de limpeza, que será revertido ao Projeto Formiguinhas.
De acordo com Eliana, quem ainda não tem uma pipa para participar do evento poderá confeccionar a sua na oficina gratuita que será realizada pelos integrantes do grupo Amigos da Pipa. “Eles irão doar todo o material para a confecção das pipas e ensinar as crianças a confeccionarem as suas para participarem do evento”, destaca a organizadora. Além da oficina, também haverá uma cantina que irá comercializar refrigerantes, água, salgados, chopp e pipoca. “Todos os produtos serão comercializados a preços populares para que toda a família possa comparecer e se divertir com a gente”.
São esperadas mais de 3 mil pessoas para o evento que terá o apoio da Prefeitura de Fernandópolis, por meio das secretarias municipais de Esportes, Cultura/Turismo e Comunicação. “Será um dia de muita alegria, muito especial principalmente para os amantes da pipa e para a molecada mais nova que quer conhecer essa arte”, finaliza Di.
O grupo surgiu em plena pandemia para mostrar que a pipa vai além do lazer. “Nós também pensamos no próximo. O intuito do projeto é arrecadar alimentos nos finais de semana de ‘combate’, que são as ações realizadas pelos Amigos, e fazer doações para famílias e entidades que necessitam. Além da doação de alimentos, também realizamos duas campanhas de doação de sangue, campanhas em prol de uma clínica de reabilitação e participamos de festivais no interior de São Paulo. Há pouco tempo estivemos em Ribeirão Preto representando nossa cidade. Tudo por amor à arte”, destaca Di.
Segundo o líder do grupo, a paixão por pipas nasceu durante a infância, na periferia de São Paulo. “Nossa principal diversão era a pipa, skate e futebol. Mas, pipa sempre esteve em primeiro lugar, é algo que sou apaixonado”, conta. Hoje, Edinaldo curte o lazer ao lado da filha Victória, de 10 anos, que também foi contagiada pela prática esportiva.
Para acompanhar as ações dos Amigos da Pipa, basta seguir as redes sociais do grupo em @amigosdapipa_fernandopolis.