Celeiro de grandes atletas e referência no esporte, Fernandópolis se tornou conhecida mundialmente pelas conquistas no Powerlifting ou levantamento de peso, e para disseminar a cultura do esporte, levar informação e conhecimento surgiu o projeto social “Os Campeões nas Escolas”.
Sob o comando dos campeões brasileiros, mundiais e recordistas na modalidade, Aparecido Júnior, Herivan Ximenes e Renan Moreno a ação tem como objetivo levar conhecimento sobre o esporte, saúde, qualidade de vida e disciplina. Pilares que fizeram dos três multicampeões no esporte.
“No Brasil onde a maioria esmagadora da população fala de futebol, o Powerlifting não para de crescer. Seja qual for o esporte, o importante é a ferramenta de inclusão social. O poder que o esporte tem de criar bons cidadãos”, afirmou Aparecido Junior, precursor do esporte em Fernandópolis na década de 90.
O projeto da AFAF – Associação dos Atletas de Força de Fernandópolis já percorreu a Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares - EELAS e o Tiro de Guerra. “O projeto nasceu academia Movimento para chegar até as escolas incentivando jovens à prática do esporte, alimentação e uma vida saudável”, revela Aparecido.
A academia, sempre investiu no social e recebe sem distinção alunos que não tem condições de pagar a mensalidade, jovens da Fundação Casa, deficientes visuais, físicos e até intelectuais. “Assim, Fernandópolis além de ganhar novos potenciais campeões, também diminui o índice de marginalidade reduzindo a chance de que adolescentes se desviem do caminho certo”, destaca o atleta.
Verdadeiros mestres, os atletas têm em comum, além de um quarto cheio de medalhas, o reconhecimento e a transformação que o esporte traz, seja qual modalidade for. Herivan Ximenes é multicampeão Paulista e Brasileiro, Renan de Marchi Moreno é tetracampeão Paulista, tricampeão Brasileiro e hexacampeão Mundial nos Estados Unidos e Aparecido de Oliveira Júnior é multicampeão Paulista, Brasileiro e bicampeão Mundial nos Estados Unidos e, por diversas vezes, recordista brasileiro.