Junho fecha com aumento de 81% nos casos de Covid

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Junho fecha com aumento de 81% nos casos de Covid

O último boletim epidemiológico semanal de junho divulgado pela Saúde na terça-feira, 28, registrou mais 301 novos casos de Covid-19. Com isso Fernandópolis fechou o mês de junho com 1.662 casos, aumento de 81% na comparação com maio que registrou 918 casos. Foram dois óbitos registrados em junho, após a cidade ter passado quase dois meses sem registros dessa natureza. 
De acordo com especialistas, o aumento de casos positivos de Covid no Brasil está ligado às subvariantes BA4 e BA5 da Omicron e não se sabe ainda qual será o impacto mais à frente, principalmente com a chegada das férias de julho e aumento de viagens. 
Apesar do aumento de casos, o sistema de saúde não foi impactado com internações, revelou esta semana o secretário de Saúde de Fernandópolis Ivan Veronesi. Segundo ele, a única pessoa internada na UPA era da região. “Decidimos manter a estrutura de atendimento da Covid na UPA e acho que acertamos, porque não há segurança ainda sobre estabilização os casos. Veja que num mês cai e no outro sobe”, comentou o secretário.
O secretário voltou a alertar para que as pessoas que estão em atraso com a dose de reforço, seja a terceira ou quarta dose, atualizem a vacinação. “Temos vacinas em todas as UBSs, das 8 às 13 horas, e na Central de Saúde até às 14 horas”, lembrou. 
Estudo divulgado esta semana mostra que seis em cada dez mortos e internados em decorrência da covid-19 no Brasil entre março e junho deste ano não tomaram a terceira dose da vacina. Os números também apontam que em três de cada dez óbitos a dose de reforço foi tomada ainda no ano passado, indicando a necessidade de uma quarta dose em 2022.
Em Fernandópolis a quarta dose já foi liberada para o público com mais de 40 anos, com tendência de baixas a faixa etária para 30 anos nos próximos dias.