Com fim da intervenção próximo, Santa Casa investe em novos serviços

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Com fim da intervenção próximo, Santa Casa investe em novos serviços

Depois de muitos anos acumulando déficits, a Santa Casa anunciou que fechou 2021 com superávit contábil o que indica que o hospital já mostra sinais de equilíbrio. “Não estamos ainda fora de perigo, mas a situação é menos pior do que quando aqui chegamos. O equilíbrio deve chegar em três anos pelo menos”, disse o administrador judicial Marcus Chaer durante encontro com a imprensa na manhã desta sexta-feira. Ele estima que o hospital mantém previsão de superávit para este ano, apesar do ano desafiador pela frente.  
O diretor previu para os próximos meses o fim da intervenção judicial na Santa Casa levando em conta as indicações que o juiz Vinicius Castrequini Bufulin vem dando em ações judiciais. 
Segundo ele, a situação atual decorre de processo de profissionalização da gestão do hospital como empresa, redução de custos, controle externo e transparência. 
Durante sua fala elencou ainda os desafios que a Santa Casa terá de enfrentar este ano, por conta de execuções que resultam em bloqueios judiciais que desestabilizam as finanças. “Estamos buscando formalizar acordos para parcelamento da dívida, mas temos quatro processos em fase de bloqueio”, anunciou.
Marcus Chaer anunciou ainda que a Santa Casa vem melhorando seu faturamento com a ampliação de serviços e já prevê para os próximos meses o credenciamento de novos serviços que podem ajudar na recuperação financeira. 
O processo de credenciamento mais adiantado é do IaCOR para realização de cirurgia cardíaca pelo SUS. “Estamos caminhando para a finalização do processo”, disse. 
O Hospital também já avança no credenciamento do serviço de infectologia que durante a pandemia virou referência na região. A Unidade 5 do Hospital já está reservada para receber esse atendimento. Também está caminhando o processo para credenciamento da Santa Casa com UTI Pediátrica. Todos os procedimentos têm o apoio da DRS-15.