Vacinação: Saúde programa horário especial para 2º dose dos adolescentes na 4ª

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Vacinação: Saúde programa horário especial para 2º dose dos adolescentes na 4ª

Na próxima quarta-feira, 27, a Central de Saúde de Fernandópolis irá funcionar das 08h às 19h para realização da aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 nos adolescentes que tomaram a primeira dose há oito semanas ou mais. 
De acordo com a secretaria de comunicação da Prefeitura, o horário estendido foi disponibilizado para atender os adolescentes que estudam período integral e não conseguiram ir nos horários disponibilizados anteriormente.
“Vamos utilizar essa estratégia no horário ampliado de atendimento para possibilitar que todos os adolescentes aptos sejam imunizados, pois temos percebido que a procura pela segunda dose está baixa nessa faixa etária. Lembramos que a eficácia da vacina só é constatada se o esquema vacinal estiver completo, portanto é de grande importância que todos voltem para tomar a segunda dose”, explica o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.
A Central da Saúde está localizada na Avenida. Milton Terra Verde, 948, no Centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3465-0566.
Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19, Fernandópolis já aplicou 117.190 doses, sendo 59.249 da primeira dose, 51.734 da segunda dose ou dose única e 6.107 da dose de reforço. O município foi o primeiro da região a atingir a marca de 70% da população com o ciclo vacinal completo, conquistando assim a chamada imunidade de rebanho.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO
Também está em andamento em Fernandópolis a campanha de multivacinação que tem como objetivo melhorar as coberturas vacinais e diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis, como a poliomielite, meningite e hepatites.
O público alvo da campanha são crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O atendimento está sendo realizado em todas as Unidades de Saúde das 9h às 13h. A campanha segue até o dia 29 de outubro.
Para participar e atualizar a vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar documento pessoal e a caderneta de vacinação dos menores para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.