O projeto ‘Luz Azul’, que possui como objetivo promover a sensibilização, capacitação e o respeito às pessoas e famílias que estão dentro do TEA – Transtorno do Espectro Autista -, lançado oficialmente na última semana, em Fernandópolis, já iniciou o cadastro dos autistas.
O primeiro passo para o início do projeto é o cadastramento de todas as pessoas autistas do município com a CIPTEA - Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei Romeo Mion). Esse documento será válido em todo território nacional e garante direitos e prioridades aos autistas, seja no setor público ou privado.
Para obter o documento é necessário que a família informe por meio de um formulário o nome completo do interessado; filiação; local e data de nascimento; número da carteira de identidade; número de CPF; tipo sanguíneo; endereço residencial e telefone; foto 3×4; assinatura ou impressão digital do interessado; nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou cuidador. O requerimento deve estar acompanhado de um Laudo/Relatório médico.
Os interessados no Projeto ‘Luz Azul’ e a CIPTEA em Fernandópolis deverão agendar horário na Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone 3465-0150 das 08h às 13h ou ligar para o TELETEA (17) 98827-5716.
SOBRE O PROJETO
O Projeto ‘Luz Azul’ é uma iniciativa da Prefeitura de Fernandópolis desenvolvido por meio de uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Comunicação, Esporte e Cultura.
O Projeto permeia ações de conscientização, sensibilização garantia dos direitos das pessoas do TEA e inclusão em atividades municipais. Cada uma das secretarias envolvidas vai desenvolver programas e ações com o público autista cadastrado.