Com o aumento exponencial de novos casos de Covid-19, o prefeito André Pessuto (DEM) ampliou as medidas restritivas na tentativa de evitar colapso no sistema de saúde. As medidas foram anunciadas em duas lives. Na semana passada ele já havia suspendido as aulas presenciais nas escolas das redes estadual e privada e nesta semana editou novo decreto com novas medidas que restringiram circulação de crianças e determinando fechamento de bares, restaurantes e similares mais cedo.
Em live na quarta-feira, Pessuto fez apelo à população e empresários para que respeitem as regras e alertou que se for necessário adotará medidas mais duras para conter a disseminação do vírus. “Não hesitarei em adotar medidas ainda mais restritivas se a situação piorar”.
O novo decreto do prefeito, publicado na quinta-feira, 17, estabelece entre as medidas de contenção ao avanço da pandemia da Covid-19 no município a antecipação para fechamento de bares, restaurantes e similares. O atendimento que estava permitido até às 22 horas foi antecipado para as 21 horas. Após esse horário o serviço deverá ser restrito ao ‘Delivery’. Venda de bebidas alcóolicas também fica suspensa todos os dias à partir das 21h.
O prefeito lembrou que poderia construir um hospital novo na cidade, mas não teria profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para contratar. “A equipe de saúde não está dando conta. Vamos nos proteger até que todos estejam vacinados”, apelou.
Pessuto voltou a enfatizar que vai intensificar a fiscalização para conter festas em chácaras e aglomerações que tem espalhado o vírus. “Vamos pegar firme na fiscalização. Quem transgredir, será multado. Nossa equipe de fiscais e a Polícia Militar estarão nas ruas. Peço encarecidamente à população para nos ajudar neste momento difícil para que não tenhamos que adotar medidas mais duras”.
CRIANÇAS
A outra medida adotada é a proibição temporária da entrada de crianças até 12 anos de idade em estabelecimentos comerciais como: Supermercados, Restaurantes, Bares e similares, açougues, lojas de material de construção, templos religiosos, feiras livres, agências bancárias, lotéricas, aulas livres e academias esportivas.
“Estamos tomando essas medidas como forma de prevenir e preservar nossas crianças. Nos últimos dias, estamos observando um aumento no número de crianças que estão sendo atendidas na UPA que hoje funciona exclusivamente no atendimento à Covid e síndromes gripais. O momento requer cautela de todos”, destacou o prefeito André Pessuto.
Segundo dados apresentados pelo prefeito aumentou muito o número de casos de Covid em crianças (veja quadro). Foram 91 casos de contaminação em menos de 20 dias, algumas com sintomas graves da doença. “Precisamos tomar medidas para proteger nossas crianças”, justificou o prefeito.