A principal cidade da região, São José do Rio Preto, adota lockdown noturno a partir desta quinta-feira, com fechamento total de supermercados, comércio, restaurantes e bares entre 18 horas e 6 horas da manhã. A fase de restrição se estende até o dia 2 de julho.
Quem for flagrado descumprindo as regras do lockdown noturno receberá multa de no mínimo R$ 6.296, dobrando na reincidência e triplicando se houver novo flagrante. A punição inclui quem for flagrado vendendo, transportando ou consumindo bebidas alcoólicas entre 18h e 6h nos dias úteis ou em qualquer hora aos sábados e domingos.
Ao detalhar o lockdown em transmissão ao vivo pelo Youtube na tarde desta quarta-feira, a Prefeitura afirmou que as regras preveem capacidade de 40% de ocupação dos estabelecimentos, com restrição de vagas de estacionamento. Atividades administrativas só poderão funcionar em sistema de teletrabalho. Está mantida a proibição de circular sem máscaras e a presença de acompanhante em estabelecimentos em geral.
Para o descumprimento de qualquer medida, estabelecimentos serão interditados imediatamente e permanecerão completamente fechados até o fim do decreto. Se for reincidente, a punição com fechamento será ampliada - até o momento em que não houver mais qualquer norma de restrição, mesmo pós-lockdown.
"As infrações, neste momento crítico, serão consideradas gravíssimas", disse Miriam Wowk, gerente da Vigilância Sanitária.
Ao justificar o lockdown noturno, e não durante o dia, o prefeito Edinho Araújo afirmou que a alta da taxa de transmissão está em bares que descumprem regras, nas comemorações, nas baladas, concentração em praças, em bares e restaurantes. "Por favor, colabore. Nenhum prefeito fica feliz em fechar. Tenho que primar pela responsabilidade, respaldado pela ciência".
A cidade de Catanduva está em lokdown desde terça-feira. 15. O avanço de casos e mortes levou o prefeito da cidade padre Osvaldo de Oliveira Rosa a decretar a medida que se estenderá até o dia 29 de junho. Todo o comércio fechou. Só farmácias ficam abertas e até venda de bebidas por delivery está proibida.