Dia Mundial do Doador de Sangue: doar sangue é doar vida

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Dia Mundial do Doador de Sangue: doar sangue é doar vida

Hoje, 14, é celebrado em todo o mundo o Dia do Doador de Sangue. Durante todo o mês, o hemocentro de Fernandópolis participa da campanha ‘Junho Vermelho’, para alertar as pessoas sobre a importância de aumentar o número de doadores.

Por conta da pandemia de Covid-19, os estoques dos bancos de sangue, que já são baixos durante todo o ano, estão ainda mais abaixo do normal. “Entendo o medo das pessoas, mas a necessidade existe. Atendemos apenas pessoas saudáveis, não tem gente doente aqui igual na UPA – Unidade de Pronto Atendimento – ou nos hospitais. Não precisa ter medo”, garante a médica hematologista Brigida do Amaral Botelho Prudêncio, responsável pelo Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis; ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde; ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação; estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia; levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.

O hemocentro de Fernandópolis funciona de segunda a sexta-feira das 08 às 17h e aos sábados das 08 às 13h e não necessita agendamento para fazer a doação. A unidade está equipada e segue todos os protocolos de prevenção e combate a Covid-19. Os doadores que comparecerem para doação durante esse mês irão receber uma máscara de imunização como forma de agradecimento pela atitude.