Esta segunda-feira, 12, começa com duas campanhas de vacinação distintas tanto para a público-alvo como para tipo de imunização. Uma delas trata-se da continuidade do cronograma de imunização da vacinação contra a Covid-19 e a outra, é referente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe que irá até dia 9 de julho.
Este ano, idosos não serão os primeiros a serem imunizados para evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid-19. Por essa razão, a vacinação contra a gripe será dividida em três grupos prioritários:
1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários;
A recomendação do governo federal é para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe e que haja um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas.
A OMS - Organização Mundial da Saúde - definiu como grupos de elevada prioridade para a vacinação os profissionais da área da saúde e os idosos. Em seguida, sem ordem de prioridade, vêm as crianças de 6 meses a 5 anos, as gestantes e os portadores de determinadas doenças crônicas.
Ocorrerá entre os dias 12 e 14 de abril e serão imunizados os profissionais da Educação com idade acima de 47 anos. De acordo com a prefeitura, a vacinação desse grupo acontecerá na Central da Saúde localizada na Avenida Milton Terra Verdi, 948 - Centro, das 13 às 16h.
As Secretarias de Saúde do Estado de São Paulo e de Fernandópolis destacam que para receber a dose, todos os profissionais da Educação da faixa etária elegível deverão se pré-cadastrar no site do Vacina Já, no link https://vacinaja.sp.gov.br/educação. O cadastro é obrigatório.
Ainda na próxima segunda-feira, serão vacinadas pessoas de 67 anos que devem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
O grupo prioritário composto por pessoas com 67 anos tomam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira. A recomendação das Secretarias de Saúde do Estado e do Município é de que seja feito o pré-cadastro para evitar filas nas UBS – Unidade Básica de Saúde.
Ainda a partir desta segunda-feira, o grup prioritário composto por pessoas com idade entre 72 e 74 anos devem procurar a sua UBS para tomar a segunda-feira dose da vacina contra a Covid-19.