A Santa Casa de Fernandópolis formalizou na quinta-feira, 11, à secretaria de Estado da Saúde o pedido de credenciamento de novos leitos para atendimento de pacientes com Covid-19. A medida é resultado do anuncio feito no dia anterior pela diretora da DRS-15 – Direção Regional de Saúde – Silvia Forti de liberação de mais 35 leitos para a Santa Casa. São 12 leitos de UTI e 23 de enfermaria.
Para a instalação dos leitos, ficou estabelecido que a Santa Casa receberá os repasses referente aos leitos credenciados atualmente para o atendimento à Covid-19, que estão em atraso desde novembro do ano passado, bem como o ressarcimento dos leitos extras que estão sendo custeados por recursos do Hospital e a disponibilização e custeio dos equipamentos extras que forem necessários à implantação.
O resultado final da reunião na quarta-feira, 10, foi anunciado pelo prefeito André Pessuto e provedor da Santa Casa, Marcus Chaer, como resultado da união de esforços.
“Só tem uma forma da gente sair dessa situação, é através da união como ficou demonstrado hoje”, disse o prefeito André Pessuto.
A polêmica começou nas redes sociais na segunda-feira, quando o governador João Dória anunciou instalação de Hospital de Campanha na Unidade de Reabilitação Lucy Montoro. O vereador Murilo Jacob, na tribuna da Câmara criticou a forma e o local escolhido pelo governo do Estado de São Paulo para instalação do Hospital de Campanha em Fernandópolis. Nas críticas do vereador, o fato do Lucy Montoro ser administrado pela OSS Andradina que está sob investigação policial e no centro do escândalo que levou a Santa Casa a sofrer intervenção judicial.
A partir daí, as redes sociais se mobilizaram e levaram as autoridades a buscar outra alternativa que ocorreu na quarta-feira, quando a diretora da DRS 15 vistoriou e aprovou as instalações da Santa Casa para receber os novos leitos para atendimento da Covid.
Agora, o Hospital aguarda repasse dos recursos em atraso pelo Governo do Estado e o credenciamento dos leitos para que possam ser disponibilizados ao atendimento dos pacientes acometidos pela Covid-19. A Santa Casa já havia adequado a estrutura física do local escolhido para receber os novos leitos.
Nesta sexta-feira, Fernandópolis tinha 34 pacientes internados na Ala da Covid, eram 16 pacientes em leitos de UTI e 14 na enfermaria. Desses 16 leitos de UTI ocupados, apenas 10 são credenciados pelo SUS. Os outros leitos foram abertos pelo hospital para atender à crescente demanda por leitos.