O governador de São Paulo, João Doria, deve anunciar nesta quarta-feira, 10, novas medidas de restrição e limitar o horário de funcionamento dos serviços essenciais autorizados a funcionar durante a fase vermelha da quarentena. Dentre as medidas, a suspensão das atividades presenciais nas escolas e manter as unidades abertas apenas para fornecimento de merenda.
Em Fernandópolis, o prefeito André Pessuto já suspendeu as aulas presenciais das redes municipal e estadual de ensino na semana passada.
Segundo as regras em vigor, está autorizado apenas o funcionamento de setores da saúde, transporte, imprensa, estabelecimentos como padarias, mercados, farmácias e postos de combustíveis, além de escolas e atividades religiosas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais. No entanto, nesta terça, 9, a Justiça proibiu a convocação de professores para atividades presenciais em escolas públicas e privadas do estado.
O procurador-geral de Justiça, Mario Luiz Sarrubbo, recomendou ao Governo de São Paulo a suspensão da realização de cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas, além de todos os eventos esportivos, como jogos de futebol.