O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que Fernandópolis e Barretos terão hospitais de campanha para atender pacientes com Covid-19 na região. Segundo o governo estadual, os hospitais de campanha na região funcionarão no AME de Barretos e no Instituto Lucy Montoro, em Fernandópolis (foto).
Ao todo, serão 280 novos leitos de UTI e enfermaria no estado de São Paulo.
“Esse conjunto de medidas vai reforçar o sistema de saúde e garantir o atendimento a todos. São medidas necessárias enquanto não temos a quantidade de vacinas necessárias para imunizar todos os brasileiros”, disse o Governador João Doria.
A medida mobiliza nove AMEs - Ambulatórios Médicos de Especialidades -, uma unidade da Rede Lucy Montoro e uma unidade hospitalar.
No interior, passarão a acolher pacientes os AMEs de Botucatu, Tupã, Ourinhos, Itapetininga, Barretos, Campinas e Andradina, além da Unidade Lucy Montoro de Fernandópolis.
O Secretário de Saúde lembrou que o Estado tem 8.427 pacientes internados em leitos de UTI. “A taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 80%” no Estado.
Na região, o Hospital de Base e Santa Casa de Rio Preto anunciaram que estão com 100% de ocupação de leitos de UTI, sem possibilidade de receber novos pacientes. A de Fernandópolis atingiu hoje 130% de leitos ocupados, ou seja, além da capacidade contratada pelo SUS. (Matéria atualizada)