Dois dias depois de suspender regra que coloca do Estado na fase vermelha, de maior restrição ao comércio, a gestão do governo de João Doria (PSDB) faz nova reclassificação de regiões no Plano São Paulo, que regra atividades da economia autorizadas a funcionar durante a pandemia de Covid-19. O anúncio será feito por Doria, secretários estaduais e integrantes do comitê de enfrentamento ao coronavírus no início da tarde desta sexta, 5. Será a 21ª atualização do plano, que teve início em junho, com regras para 17 regiões do Estado.
A região aguarda a atualização do plano com avanço de fase, da laranja para amarela, o que permitiria maior flexibilização do comércio.
Atualmente, nenhuma região do Estado está na fase amarela do Plano.
A definição das regras do Plano SP é vinculada ao número de internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) nas regiões do Estado, entre outros números relacionados à pandemia, como a quantidade de mortes por causa do coronavírus a cada 100 mil moradores nos últimos 14 dias. A evolução de casos da doença também é considerada no cálculo. Nesta quinta, a taxa de ocupação de leitos de UTI por Covid-19 na região era de 60%.
No último final de semana, sábado e domingo, Fernandópolis e todo o Estado permaneceram na fase vermelha só com serviços essenciais funcionando. A medida que ainda valeria para este final de semana foi suspensa pelo governador, após pressão e melhora dos índices de ocupação de leitos no estado.