O agravamento da pandemia do coronavírus nos últimos meses com aumento de internações levou a Santa Casa a adotar medidas para priorizar o atendimento hospitalar. Entre as medidas adotadas, o fechamento do ambulatório da Unidade de Síndromes Gripais foi uma delas, o que afetou o atendimento que vinha sendo prestado aos pacientes de planos de saúde e particulares.
A Unidade de Síndromes Gripais na Santa Casa começou a funcionar em março, com ambulatório para atendimento de pacientes. Contudo, o agravamento da pandemia, aumento de casos de internações e a necessidade de priorizar o atendimento hospitalar, levou a Santa Casa a suspender a partir de 9 de outubro o atendimento ambulatorial.
A Santa Casa justificou a medida diante da sobrecarga da equipe e a dificuldade para repor profissionais, muitos deles deixando o atendimento por esgotamento físico e emocional.
“Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, recepcionistas, cozinheiros, auxiliares de limpeza: diversas são as categorias profissionais, dentro de nossa estrutura organizacional, que tem prestado auxílio direto aos pacientes ou indiretamente, dando todo o suporte necessário na complexa atividade de suporte à vida, dentro do ambiente hospitalar. Todos esses profissionais têm sido acometidos por diversos sentimentos: medo, angústia, ansiedade, dor pela insuficiência frente a tão cruel vírus. Neste período, muitos se afastaram por terem sido vítimas da mesma moléstia que tanto combatem, muitos outros foram acometidos pelo esgotamento físico e psicológico, enquanto, no mercado regional, encontramos dificuldade em contratar profissionais para fortalecer a equipe ou repor aqueles que decidiram se desligar de nossa instituição. Considerando todos estes aspectos e nosso foco nos pacientes acometidos pela Covid-19 e que possuem alta gravidade na assistência à saúde, nossa Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais fará apenas os atendimentos hospitalares, tanto ao SUS, quanto aos planos de saúde e particulares, que já tiverem sido referenciados por outras unidades de saúde. Desta forma, não estaremos mais oferecendo o atendimento ambulatorial exclusivo a casos da Covid-19 para planos de saúde e particulares”, expôs o hospital em nota.
Casos suspeitos de síndromes gripais que buscavam o atendimento ambulatorial na Santa Casa passaram a ser orientados a buscar a triagem na UPA – Unidade de Pronto Atendimento.