Em meio a pandemia do coronavírus, os cemitérios de Fernandópolis devem receber menos visitantes neste Dia de Finados. Como o feriado cai na segunda-feira, 2, o movimento deve ser diluído entre este sábado e domingo, para evitar aglomerações. Nos dois cemitérios de Fernandópolis estão sepultadas cerca de 29 mil pessoas.
Em nota, a pedido de CIDADÃO, a Secretaria Municipal de Saúde lembra que o público deve fazer uso de máscara e haverá fiscalização no interior dos cemitérios para que seja evitada a aglomeração de pessoas.
Na mesma nota, a Saúde recomenda que idosos e crianças evitem visitas aos cemitérios da Saudade e Consolação em Fernandópolis e no Distrito de Brasitânia no feriado. “Considerando o período da pandemia é recomendável que as visitas sejam feitas antes ou depois de finados com mais segurança”, diz nota.
A exemplo de outras celebrações, a Igreja Católica também suspendeu as tradicionais missas de Finados nos Cemitérios. O novo espaço ecumênico no Cemitério da Saudade ainda não será utilizado para celebrações coletivas neste ano.
A Paróquia São Bernardo, responsável pelas celebrações, anunciou que a missa de Finados será celebrada na própria paróquia na segunda-feira, às 8 horas, com agendamento de presença. Na Igreja Santa Rita, serão duas missas, às 8h30 e às 18 horas, também com agendamento.