Em meio a pandemia, cidade chega perto de mil casos de dengue e dois óbitos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em meio a pandemia, cidade chega perto de mil casos de dengue e dois óbitos

Enquanto a população foca atenção na pandemia do coranavírus que já contaminou mais de 1.500 fernandopolenses e levou a óbito 22 pessoas, há outra doença que não dá trégua: a dengue. Dados da Saúde informam que neste ano, os casos de pessoas que contraíram dengue, transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti, continua subindo. A cidade já conta 938 casos positivos e dois óbitos. 
A equipe da Vigilância Epidemiológica realiza bloqueios nas regiões da cidade onde há casos suspeitos da doença, com intensificação das visitas, eliminação dos criadouros e orientações nos imóveis. Também faz nebulização, atividades em pontos estratégicos, visitas nos imóveis especiais e uma equipe de apoio da Sucen auxilia na nebulização veicular.
Mas, segundo a Vigilância, a população deve agir de forma efetiva, eliminando recipientes que sirvam de criadouro para o mosquito e que geralmente estão dentro das casas. E cita uma série de atitudes que podem ser tomadas: A caixa d’água deve estar sempre limpa e bem fechada; Nunca deixe a água da chuva acumulada sobre lajes e calhas, que devem ser limpas periodicamente; Mantenha todos os utensílios que podem segurar água, como garrafas e pneus, limpos e bem fechados, ou guardados com a boca para baixo; Limpe os ralos com frequência ou apenas jogue desinfetante para impedir que a possível água acumulada; Troque sempre a água do bebedouro dos animais, lavando o recipiente; Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas ou elimine-os; Sempre troque a água dos vasos de plantas aquáticas.