Yoga: a união do corpo com a mente e o espírito

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Yoga: a união do corpo com a mente e o espírito

Para uns, ela é vista como um exercício físico, mental e espiritual. Para outros, uma filosofia de vida. Para ambos, significa esticar o corpo para o bem da alma. O yoga nasceu na Índia e simboliza a união do corpo e da consciência. 
O Dia Internacional do Yoga é comemorado neste domingo, 21 de junho, em alusão ao solstício de verão no hemisfério norte. Neste dia realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física, mental e espiritual com 5 mil anos. Além disso, vários praticantes reúnem-se para celebrar a data e mostrar um pouco mais sobre essa modalidade que pode ser praticada por todas as idades.
A cirurgiã dentista, Juliana Pacheco Aurea, 40 anos, é uma praticante do yoga. Ela conta que sempre foi apaixonada pela dança e recorda que já dançou durante alguns anos, ainda na infância e adolescência, representando Fernandópolis, mas que só conheceu o Yoga aos 30 anos de idade.
“Conheci o Yoga na academia, a qual frequentava mas não tinha uma prática regular. Em 2015 fui buscar o conhecimento do Yoga através da formação. Primeiro, em yoga dance para uma busca pessoal de autoconhecimento e cura através da sabedoria. E é claro que amei, tive muitos benefícios e tudo fez muito sentido para minha busca”, lembrou Juliana.

Como praticante regular, Juliana destaca o bem-estar proporcionado pela atividade física e encara o yoga como uma filosofia de vida. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática citadas pela cirurgiã dentista.
“Yoga significa união. É uma prática que, através dos asanas (posturas), dos pranayamas (exercícios respiratórios) e da meditação, proporciona um estado de presença, de realmente estar no momento presente, nos libertando de angústias do passado e preocupações com o futuro. É a união do corpo, mente e energia, alma ou espírito”, descreveu.

Quem pratica, sabe que o yoga exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório. A meditação, por sua vez, é um dos componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante. E o melhor é que a modalidade pode ser praticada por todas as idades, havendo aulas específicas para crianças, grávidas e idosos.
No caso de Juliana, além de se apaixonar pela atividade e começar a praticá-la regularmente, ela começou estudar para conhecer melhor as práticas e a filosofia que o yoga representa. Nos últimos anos, fez cursos para aprimorar as técnicas, dentre eles, formação em Yoga Dance, Hatha Yoga, Terapia Reiki, Florais de Bach e agora está cursando Terapia CranioSacral.
“Em 2016 fiz outra formação em Hatha Yoga e decidi que iria ajudar as pessoas através das ferramentas do Yoga. Quero ser esse canal para transmitir aquilo que realmente acredito, pois sinto todos os dias a transformação que essa prática proporciona”, concluiu Juliana. Ela atende no Estúdio Celta.
Por conta da pandemia do coronavírus, muitas pessoas passaram a oferecer aulas de yoga pela internet o que atraiu muitas pessoas que estavam em busca de atividades e de equilíbrio mental neste período.
Em Fernandópolis, o PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade – tinha o yoga em suas atividades com as professoras Renata Fernandes e Beatriz Oliveira. A pandemia do coronavírus acabou suspendendo as atividades por conta de aglomerações.