Captação de órgãos para transplantes é realizada na Santa Casa

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Captação de órgãos para transplantes é realizada na Santa Casa

A Santa Casa Fernandópolis realizou na terça-feira, dia 2, captação de múltiplos órgãos para transplantes. A operação contou com o apoio dos profissionais da OPO -Organização de Procura de Órgãos - do Hospital de Base de São José do Rio Preto. 

A doadora foi uma paciente, de 56 anos, que estava internada e teve diagnóstico de morte encefálica após a realização de protocolos específicos. A família, em generoso gesto de amor ao próximo, autorizou a doação de orgãos.

O procedimento durou cerca de 3 horas, para a retirada do coração, fígado e córneas. O procedimento contou com a coordenação da CIHT - Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes - da Santa Casa Fernandópolis, além da participação da equipe do Hospital de Base. 

É a segunda captação de órgãos que ocorre na Santa Casa em menos de 60 dias. No dia 26 de abril, foram captadas as córneas, rins e o fígado de um homem de 55 anos.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamentos e medicamentos pós transplante, pela rede pública de saúde. 

Para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito; basta avisar sua família, dizendo: “Quero ser doador de órgãos”. A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar documentada. Quando a pessoa não avisa, a família fica em dúvida. Para tirar dúvidas sobre o processo de doação ou assumir publicamente seu desejo de ser um doador, basta acessar o site www.abto.org.br, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. 

Equipe que atuou na captação de órgãos na Santa Casa de Fernandópolis