O percentual de isolamento social em Fernandópolis está abaixo de 50%. É o que revela o monitoramento feito pelo governo do Estado de São Paulo por meio do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP). Desde a semana passada era perceptível afrouxamento do isolamento. O reflexo disso era o movimento na área central da cidade, apesar do comércio fechado.
De acordo com o mapa do monitoramento, Fernandópolis aparece na cor laranja onde o índice de isolamento fica entre 35% e 50%. No mapa, as cidades na cor verde são as que apresentam maior adesão ao isolamento, com índice acima de 60%. Na cor amarela, onde aparecem Rio Preto e Votuporanga, o isolamento fica na faixa entre 50% e 60%. Na cor laranja, aparecem Fernandópolis no destaque em vermelho, a taxa de isolamento é menor. Por enquanto, o estado não registra nenhuma cidade com taxa de isolamento no vermelho que seria abaixo de 35%. Na região noroeste, nenhuma cidade aparece em verde.
A média estadual é de 55%, segundo o governo, que considera 70% o percentual ideal para controlar a disseminação da Covid-19, conforme orientação do Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.