A secretaria municipal de Saúde atualizou na manhã desta quarta-feira, 18, os números do coronavírus em Fernandópolis. De acordo com a pasta, subiu para seis o número de suspeitas de pacientes com a doença sendo três homens e três mulheres. Todos estão em isolamento e aguardam os resultados de exames, encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz.
Entre as suspeitas, duas pessoas estão no grupo de risco, com mais de 60 anos de idade. Em nome da máxima transparência e ações de prevenção, a Prefeitura de Fernandópolis elaborou um plano de trabalho e medidas temporárias e emergências que já são adotadas no município.
“Montamos um plano de contingência ao coronavírus e estamos trabalhando ativamente para colocá-lo em prática, orientando a população sobre a importância da prevenção nesse momento tão delicado que estamos vivendo e criando medidas rápidas e certeiras para o combate da doença”, comentou o prefeito André Pessuto.
Entre as medidas estabelecidas no município, por meio do decreto nº 8.561 de 16 de março de 2020, ficaram determinadas diversas ações que já estão em vigor, e outras que começam a vigorar nos próximos dias, com suspensão temporária de eventos, público ou privado, nos quais haja a aglomeração de pessoas, como festas, shows, eventos esportivos e culturais ou similares. Também fica proibida a realização de atividades esportivas e culturais, sob a promoção do Município.
Na área da educação, a Secretaria Municipal da Educação adota todas as providências necessárias para a prevenção do COVID-19, visando a suspensão gradativa de aulas na rede municipal, bem como as atividades nas Creches Municipais até o dia 20 de março para organização da rotina dos pais e responsáveis no cuidado de suas crianças e, determinação de suspensão temporária a partir de 23 de março em todas as aulas e atividades em Escolas e Creches da rede municipal, bem como o transporte de alunos urbanos e rural.
Diversas outras medidas estão sendo tomadas, sempre visando a proteção, prevenção e conscientização da população fernandopolense. Porém, como o quadro do coronavírus é dinâmico, essas ações poderão ser revistas e alteradas a qualquer momento pela Administração.