A população de Fernandópolis que faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe ganha mais uma oportunidade. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha foi prorrogada até o dia 07 de julho em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família do município, por orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Até o momento, a cobertura vacinal de Fernandópolis é de mais de 96%, com cerca de 17 mil doses aplicadas, estando acima da média estipulada pelo Ministério da Saúde.
PÚBLICO ALVO
Além da prorrogação, novos grupos foram incluídos na campanha. São eles os profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuidadores de idosos e crianças, auxiliares de classe e demais funcionários de escolas do ensino básico e superior, funcionários das creches, trabalhadores dos Tribunais de Justiça, Fórum e defensoria Pública, doadores de sangue e medula óssea.
A vacina também está disponível para crianças de 06 meses a menores que 05 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, professores de escolas públicas ou privadas, policiais civis, militares e bombeiros, funcionários dos Correios, do Poupatempo e da Defesa Civil e pessoas com idade a partir de 55 anos.
Os resultados mostram que a população está ciente de que prevenir é essencial, sendo a vacina uma das mais eficazes formas de evitar os agravos causados pelo vírus da gripe. “Quem faz parte do público alvo e ainda não se vacinou tem agora uma nova chance, basta procurar o postinho mais próximo se sua residência e se imunizar”, comentou Marileia Pietrobon Lavezo Bertucci, coordenadora de Imunização.
SOBRE A VACINA
A vacina é trivalente e protege contra os vírus influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, e o tempo para que faça efeito no organismo é de 15 dias.