Falta de sangue no Hemocentro obriga suspensão de cirurgias em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Falta de sangue no Hemocentro obriga suspensão de cirurgias em Fernandópolis

A falta de sangue está obrigando hospitais a suspender a realização de cirurgias eletivas. No Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, a situação é critica, alertou nesta terça-feira, 24, a agente de captação Rosangela Santos. A situação é generalizada em outros hemonúcleos do Estado. Diante da gravidade da situação, cirurgias eletivas estão sendo suspensas. 
De acordo com a unidade do Hemocentro de Ribeirão Preto em Fernandópolis,  a situação é mais grave para os tipos  Ó (negativo e positivo). “Na verdade, estamos com falta de todos os tipos de sangue. A situação geral é muito critica”, destacou Rosangela. 
O Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, que já completou 20 anos de instalação, atende uma rede de hospitais que vai de Cosmorama a Ilha Solteira. Nessa região estão grandes hospitais como as Santas Casas de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul, além do Hospital de Câncer de Jales. A demanda por sangue é grande e muitas vezes é preciso buscar sangue em outros Núcleos, como Araçatuba e até Presidente Prudente. Por isso, para preservar as emergências é que hospitais estão suspendendo as cirurgias eletivas. “É uma pena, porque a pessoa aguarda tanto tempo pela cirurgia e quando chega a data não pode realizar porque está faltando sangue”, lamentou a agente.
Hoje para atender as necessidades, o Núcleo de Hemoterapia precisaria dispor de 1,2 mil bolsas de sangue por mês. A captação entre dezembro e janeiro  não chegou a 600 bolsas. “Estamos fazendo um apelo às pessoas para que venham doar sangue. Nós estamos pedindo socorro”, alertou. O período de férias contribui para queda nas doações. 
Com a ameaça da febre amarela na região, muitas pessoas estão procurando pela vacina para se proteger o que também contribui para reduzir o número de doadores. Rosangela Santos explica  que após tomar a vacina, é preciso aguardar 30 dias para doar sangue. “Por isso apelamos para que as pessoas venham primeiro doar sangue e depois tomar a vacina. Nós estamos precisando de sangue com urgência”, enfatizou. 
As doações podem ser feitas de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 17h30; de quarta-feira, das 7h30 às 19h; e de sábado, das 7h30 às 12h. No dia 5 de fevereiro, domingo, o Núcleo fará plantão para receber doadores. O atendimento será das 7h30 às 12 horas.  O telefone do Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis é o (17) 3442-5544. 

DICAS PARA DOAÇÃO
- Para ser doador de sangue é  preciso ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. O menor de idade deve estar acompanhado do responsável. 
- Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca. 
- Ter mais de 50 quilos para os homens e mais de 51 quilos para as mulheres. 
- O intervalo entre as doações deve ser de 90 dias, com no máximo três doações ao ano para as mulheres; e 60 dias com no máximo quatro doações ao ano para as mulheres.
- É obrigatório apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial: RG, Carteira Profissional, etc; 
-Caso esteja tomando medicação, levar sempre o nome do remédio.
-Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas. Em refeições fartas como o almoço e jantar, só doar após 3 horas;
-Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
-Não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação;