O empresário Edilberto Sartin decidiu aceitar mais um desafio e ajudar a Santa Casa: ele assume o cargo de provedor que estava vago desde a renúncia da provedora Sandra Regia Godoy no final de dezembro. A escolha de Sartin para o cargo ocorreu na terça-feira, pelo Conselho de Administração e só agora anunciada.
O empresário já liderou trabalhos em favor da Santa Casa. Ele comandou a equipe responsável pelo 1º Leilão Intermunicipal em prol da Santa Casa ao lado de Humberto Zanin, Edna Tomáz, Nelson Gregorini (Sindicato Rural de Fernandópolis), Antônio Carlos “Macarrão” do Prado, então prefeito de Mira Estrela e “leiloeiro titular”.
Na época Sartin disse em entrevista ao jornal CIDADÃO que todos precisavam doar esforços em favor do hospital diante da situação precária. “Acredito que se cada um fizer a sua parte, por menor que seja, em pouco tempo conseguiremos colocar o único hospital público que temos em uma situação um pouco melhor. A solução de todo o problema demanda um tempo maior, mas com a ajuda da comunidade conseguiremos bons resultados. Acredito que quando ajudamos a Santa Casa, colaboramos com a gente mesmo e com a nossa família, afinal nunca sabemos quando vamos precisar”, afirmava na época.
A crise na Santa Casa deflagrada pela renúncia de Sandra Godoy e após o fechamento do pronto-socorro. No desdobramento da crise, outros diretores renunciaram, caso do 1º vice provedor e que seria o substituto natural na provedoria. Gilmar Cestaro da Gama renunciou o cargo via e-mail, já que está em viagem à Europa.
Mais detalhes na edição impressa do jornal CIDADÃO deste sábado.