Um fernandopolense descobriu ser portador do vírus HIV – Aids – durante uma campanha da secretaria municipal de Saúde de Fernandópolis, que realizou centenas de testes rápidos em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no dia 1 de dezembro.
Ao todo, 652 exames foram realizados, superando a meta que era de 600, e apenas um resultado positivo foi registrado e o paciente já iniciou o tratamento, que é gratuito, no Cadip - Centro de Atendimento às Doenças Infecto-parasitárias.
Ao longo da campanha, foram realizadas duas ações na Praça Joaquim Antonio Pereira, nos dias 19 e 26. Nesses dois dias, profissionais da secretaria disponibilizaram o teste para os cidadãos que transitavam pela região central da cidade.
Nos últimos dias de campanha foram aplicados testes no 16º Batalhão de Polícia Militar, no Caps - Centro de Atenção Psicossocial - AD, na Santa Casa de Misericórdia e em diversas lojas.
Os testes rápidos de HIV continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Também são oferecidos exames rápidos para outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, hepatite B e hepatite C.
DOENÇA
A Aids é uma doença sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico. O meio mais eficaz para evitar a sua disseminação é o uso do preservativo. Apesar de não ter cura, a síndrome pode ser controlada por meio de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS - Sistema Único de Saúde -. Atualmente 330 portadores do HIV em Fernandópolis e região contam com acompanhamento do Cadip.