OAB Fernandópolis recebe campanha de vacinação contra H1N1

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

OAB Fernandópolis recebe campanha de vacinação contra H1N1

Começa em 18 de abril a Campanha CAASP de Vacinação contra Gripe 2016. As guias poderão ser adquiridas antecipadamente em todas as unidades da Caixa de Assistência (sede, Regionais e Espaços CAASP), procedimento que diminui a possibilidade de filas para tanto nos dias de vacinação, a partir de 11 de abril. Em 2015, mais de 30 mil pessoas foram vacinadas, entre advogados, estagiários, cônjuges e dependentes.

Mais uma vez, a vacina será gratuita para advogados e cônjuges com mais de 60 anos. Advogados e estagiários de até 59 anos, bem como seus cônjuges e dependentes legais, pagarão R$ 50,00. Os dependentes precisam estar previamente cadastrados na CAASP para ter direito à vacina.

“Inicialmente, fora intenção da CAASP estender a vacinação aos agregados dos advogados, como pais, avós e sogros. Infelizmente, neste momento em que a população se alarma com o aumento dos casos de gripe, principalmente no Estado de São Paulo, a extraordinária demanda pela vacina fez com que os laboratórios produtores limitassem a venda do produto. Diante da imensa dificuldade em adquirir número suficiente de vacinas para atender nosso público-alvo, a CAASP obteve parcial sucesso na aquisição das mesmas, em doses que nos obrigaram rever a elegibilidade inicialmente prevista extensiva a agregados, funcionários de escritórios etc. Premidos pelas contingências de momento, procuraremos ao menos assegurar a imunização dos advogados, de seus cônjuges e dependentes legais.”, explica o vice-presidente da Caixa de Assistência, Arnor Gomes da Silva Júnior.

Neste ano, será aplicada a vacina quadrivalente, que imuniza contra quatro tipos de cepa do vírus Influenza. A emissão das guias-vacina já pode ser feita a partir desta quinta-feira, 14, no Espaço CAASP da 45ª Subseção.

Em Fernandópolis, a vacinação será realizada no dia 26 de abril, no auditório da Casa do Advogado (Av. Raul Gonçalves Junior, 903, Jardim Santa Rita), das 8h30 às 12h.

A vacina contra gripe não pode ser ministrada a indivíduos com histórico de reação alérgica a qualquer dos componentes do imunobiológico ou a ovo. De modo geral, podem surgir reações locais como dor leve, vermelhidão ou endurecimento no local da aplicação e, na pior das hipóteses, febre baixa. Como ocorre com todas as vacinas, o início da proteção dá-se entre o décimo e o décimo-quarto dia após a aplicação.

A gripe é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como maneira efetiva de se prevenir contra a doença.   "Mesmo a gripe comum - e não apenas a H1N1, chamada de gripe suína - apresenta taxa de mortalidade. Além disso, é uma doença determinante da ausência ao trabalho”, alerta Sizenando Ernesto de Lima Júnior, consultor- médico da CAASP.

Não poderão receber a vacina:

• Pessoas portadoras de alergia a ovo de galinha (anafilaxia);

• Crianças menores de seis meses;

• Doenças Neurológicas em atividade (ex: Guillain-Barré);

• Pessoas que apresentem um quadro febril, a vacina deverá ser adiada

• Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

VACINAÇÃO INFANTIL

Crianças entre 6 meses e 8 anos e 11 meses serão vacinadas, desde que os pais fiquem cientes e concordem que, se for necessário uma segunda dose (no prazo de 30 dias), a CAASP não terá condições de atender. Esta impossibilidade deve-se a logística da campanha (itinerante com cronograma predefinido). Os profissionais responsáveis pela vacinação estão aptos a esclarecer quaisquer dúvidas, entre elas sobre vacinação infantil.

Os profissionais responsáveis pela vacinação estão aptos a esclarecer quaisquer dúvidas, entre elas sobre a vacinação infantil.