Confirmado o 13º caso de gripe suína; estoque de vacinas na rede privada se esgota

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Confirmado o 13º caso de gripe suína; estoque de vacinas na rede privada se esgota

Como já é de conhecimento de todos, na última quinta-feira, 24, Fernandópolis registrou a segunda morte por H1N1, mais conhecido como Gripe Suína, deste ano. Um comerciante de 45 anos que estava internado há dias Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto, acabou não resistindo às complicações da doença e veio a óbito.
De janeiro até agora, a secretaria municipal de Saúde contabilizou 13 casos da doença. Foram 36 notificações, 17 delas descartadas e seis ainda aguardam resultado.
Com o grande número de casos, a procura pela vacina contra a gripe Influenza H1N1 também aumentou. Na rede pública dezenas de pessoas procuram diariamente o setor de vacinas a procura de imunização, porém, como apenas os grupos de risco (idosos, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a cinco anos e pessoas portadoras de doenças crônicas) podem ser imunizados gratuitamente,  o setor privado foi sobrecarregado. 
De acordo com informações oferecidas pelo Hospital das Clínicas (única unidade particular a oferecer a vacina em Fernandópolis) ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora, todo o estoque de mais de 600 doses do hospital já está comprometido e uma grande fila de espera está se formando por pessoas que também querem se imunizar. 
Ainda de acordo com o hospital, novas doses da vacina devem chegar nos próximos dias, porém, será necessário que os pacientes que a procuram façam o agendamento com antecedência. 
VACINAÇÃO PÚBLICA
A partir do dia 30 de abril Fernandópolis recebe a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza H1N1 realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o município. A partir desta data deve ser imunizado o grupo de risco definido pelo MS, que inclui gestantes, idosos, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 6 meses a menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas.
A secretaria municipal de Saúde é a responsável por desenvolver a campanha no município. As doses serão distribuídas nas Unidades de Saúde e Central de Saúde. A meta da ação em Fernandópolis é atingir 80% do público alvo (cerca de 16 mil pessoas). No ano passado, a campanha superou as expectativas chegando a 85,95% (13.860 pessoas).
AÇÕES 
Diversas ações de prevenção estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal. No último dia 23, uma reunião discutiu com médicos e enfermeiros do município as melhores formas de diagnosticar e tratar precocemente os pacientes infectados.

Palestras estão sendo agendadas nas escolas municipais, estaduais, particulares e técnica, e também nos hotéis para informar sobre métodos de prevenção e demais orientações. Panfletos explicativos também estão sendo confeccionados para distribuição a população.