A secretaria municipal de Saúde confirmou na manhã de hoje, 18, mais dois casos de H1N1 no município, somando dez registros de janeiro até agora. Dos dois novos pacientes que foram diagnosticados com a doença, um deles teve que ser transferido para o Hospital Beneficência Portuguesa em São José do Rio Preto, pois seu estado clínico apresentou complicações e requeria mais cuidados.
Além dos dez casos já registrados, outros seis aguardam confirmação e mais dez foram descartados. Nenhum óbito foi registrado este ano no município. Todos os casos são acompanhados pela equipe do CADIP após receberem alta.
A H1N1 é uma doença respiratória aguda muito parecida com a gripe comum. É transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No surgimento de qualquer sintoma, recomenda-se procurar o médico de confiança ou a Unidade de Saúde mais próxima.
Para evitar, faça a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%. Use lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cubra nariz e boca. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca, aglomerações e não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.