Campanha “Fique Sabendo” 2015 começa nesta quarta-feira

O objetivo da ação é incentivar a realização de testes de HIV na população.

Compartilhe -

Campanha “Fique Sabendo” 2015 começa nesta quarta-feira

Tem início nesta quarta-feira, 25, e segue até 01 de Dezembro, a Campanha “Fique Sabendo” 2015, que tem por objetivo incentivar a realização dos testes de HIV na população, principalmente aquelas que nunca realizaram o exame. Neste sábado, 28, o CADIP estará com o Dr. Ônibus na Praça da Matriz, das 08h às 12h, realizando os testes de HIV e Sífilis na população.

Durante a campanha, os dois testes poderão ser feitos na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e no CADIP. Vale lembrar que o exame de HIV está disponível o ano todo em todas as unidades de saúde do município, incluindo o CADIP.

A Campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através do CADIP – (Centro de Atendimento às Doenças Infecto Contagiosas) e Unidades de Saúde. O CADIP fica na Avenida Brasília, nº 756, Vila Regina (próximo ao Corpo de Bombeiros). O telefone é o (17) 3442-7733.

HIV

É o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A AIDS é o estágio mais avançado da doença. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo nas relações sexuais. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através das Unidades de Saúde.