A equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Fernandópolis está realizando palestras nas escolas municipais e estaduais sobre escorpiões. Nesta semana, várias escolas foram visitadas e o objetivo é orientar os estudantes com medidas de controle.
Só no mês de outubro o CCZ realizou mais de 20 atendimentos a munícipes sobre escorpiões. As palestras também abordam outros assuntos importantes como posse responsável e leishmaniose.
As medidas de controle são:
· Manter limpos quintais e jardins (não acumular folhas secas e lixo domiciliar);
· Não jogar lixos em terrenos baldios;
· Eliminar fontes de alimento para o escorpião: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
· Evitar formação de ambientes de abrigo do escorpião, como obras de construção civil e terraplanagens que possam deixar entulhos, superfície sem revestimento, umidade;
· Preservar os inimigos naturais do escorpião, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo etc...), pequenos macacos, lagartos, sapos e gansos.
O Centro de Controle de Zoonoses é coordenado pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Só em 2015, foram registrados 114 acidentes por animais peçonhentos (escorpião) segundo o SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
“É preciso evitar e eliminar condições favoráveis para que o escorpião se instale e de forma alguma caso ele apareça, tentar capturá-lo. Se isso acontecer, entre em contato com o CCZ ou com a Vigilância”, explica a gerente da Vigilância em Saúde, Silvia Bortolozo Garcia de Oliveira.
O telefone do CCZ é o (17) 3462-3341 e da Vigilância em Saúde (17) 3465 0566.