Vigilância em Saúde realizará Campanha de Combate a “Capina Química”

Compartilhe -

Vigilância em Saúde realizará Campanha de Combate a “Capina Química”

Atendendo à determinação da Secretaria de Estado da Saúde a equipe da Vigilância em Saúde de Fernandópolis, realizará a campanha “Eliminando a Capina Química nas Cidades Paulistas”. Nos próximos dias agentes farão a distribuição de panfletos explicativos em condomínios e empresas, e os enfermeiros das Unidades de Saúde a população. O intuito é orientar sobre a ilegalidade do método e os riscos que ele representa para a saúde.

A capina química é uma prática não autorizada e em desacordo com a legislação vigente no Brasil, já que os produtos agrotóxicos herbicidas não são autorizados pela Anvisa para o meio urbano e periurbano das cidades. Além disso, todos estes produtos são tóxicos, com efeitos que variam. “O trabalhador e a população que se expõe a quantidades pequenas ou moderadas, mas de forma contínua, não percebe que está sendo intoxicado aos poucos e pode adoecer”, explica a Gerente da Vigilância em Saúde, Silvia Bortolozo Garcia de Oliveira.

As crianças são as mais vulneráveis e sujeitas à intoxicação, sobretudo quando fazem uso de espaços públicos para brincar ou quando estão sentadas ao chão e levam à boca objetos e alimentos que foram contaminados com o veneno.

Os animais domésticos, como cães, gatos, cavalos e pássaros, também podem sofrer algum tipo de intoxicação seja pela água que ingerem ou pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados pelas ruas contaminados pelos produtos.

Mais informações sobre a Campanha na Vigilância em Saúde que fica na Secretaria Municipal de Saúde (17) 3465 0566.