O FFC – Fernandópolis Futebol Clube – e a Federação Paulista de Futebol lançaram na tarde de quarta-feira, 14, o projeto “Futebol Sustentável” para o jogo de sábado, 17, quando a Águia enfrenta o São Bernardo, no Cláudio Rodante, às 16h. A partida já foi batizada como "o jogo do acesso".
A iniciativa proporcionará aos torcedores fernandopolenses a oportunidade de irem ao estádio com o “custo” de apenas duas garrafas pet, que podem ser encontradas até mesmo nos fundos de seus quintais.
O projeto funciona da seguinte forma: o torcedor que quiser assistir a partida recolhe duas garrafas pet – de qualquer tamanho -, leva ao Estádio Municipal Cláudio Rodante, a partir de quinta-feira, 15, e troca por um ingresso para o jogo. As duas mil primeiras pessoas que assim procederem garantem a entrada.
"O FFC tem muita tradição e torcida. Participar deste momento tão importante na vida do clube que está a um passo de garantir o acesso, será gratificante para o futebol paulista. Com o Cláudio Rodante lotado, a expectativa é de que a Águia consiga seu objetivo", comentou Edivaldo Ferraz, organizador geral do projeto Futebol Sustentável.
Todas as garrafas arrecadadas com o projeto serão destinadas a ACARF – Associação dos Catadores de Recicláveis de Fernandópolis -, o que beneficiará as famílias carentes associadas à cooperativa e, principalmente, o meio ambiente.
“Quando liguei para a presidente da associação para falar do projeto, ela me surpreendeu dizendo que isso iria salvar o mês deles. As famílias que a compõe, são muito carentes e precisam disso para colocar comida na mesa. Agora olhando pelo lado ambiental, não preciso nem falar dos benefícios que esse tipo de campanha traz ao meio ambiente, pois ela dará o destino correto a milhares de garrafas”, disse a secretária de Meio Ambiente de Fernandópolis Tais Moita.
Para garantir que todos possam acompanhar o “jogo do acesso”, o presidente do FFC, Jerri Falcão, também decidiu abaixar o preço dos ingressos remanescentes. A entrada custará apenas R$ 10 para as arquibancadas descobertas.
“A Federação disponibilizou dois mil ingressos para o Futebol Sustentável. Quando eles acabarem abriremos a comercialização das entradas, que custarão R$10 para as arquibancadas descobertas. Estudantes e idosos com mais de 65 anos pagam meia entrada”, afirmou o presidente, que espera casa cheia.
O presidente da Águia ainda agradeceu a iniciativa da Federação que está devolvendo às famílias aos estádios.
“Quando iniciamos os trabalhos aqui no FFC, nosso primeiro objetivo era trazer às famílias de volta para o estádio e aos poucos fomos conseguindo. Esse projeto da Federação tem o mesmo objetivo e tem dado certo por onde tem passado. Tenho certeza que aqui não será diferente”, completou Falcão.
No jogo de sábado, apenas um empate já garante ao FFC o tão esperado acesso à série A-3 do Campeonato Paulista. Se vencer, o time de Fernandópolis ainda garante uma vaga na final do campeonato e se perder, ainda permanece na liderança do grupo, pois está a quatro pontos do segundo colocado.