Fernandopolense realiza sonho e conquista 6º lugar no campeonato da IFBB

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandopolense realiza sonho e conquista 6º lugar no campeonato da IFBB

Pela primeira vez na história, Fernandópolis esteve representada na categoria Master (de 40 a 49 anos) em uma competição oficial da Federação Internacional de Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding - IFBB/SP). Laércio Carlos dos Santos, 47, popularmente conhecido como “Bruce”, competiu no V Campeonato Estreantes Paulista, realizado no último sábado, 6, no Esporte Clube Banespa, em São Paulo, e conquistou o 6º lugar.

A colocação do atleta iniciante em meio aos veteranos do esporte na competição– que embora leve o nome de “estreantes” conta com fisiculturista de renome – tem pouca relevância se comparada ao fato de ter sido o primeiro fernandopolense Master no esporte a competir profissionalmente e ter realizado um sonho. Praticante da musculação há 10 anos, Bruce sempre quis se apresentar em um palco. Fiz capoeira durante 15 anos, mas sempre gostei de fisiculturismo, via pela Televisão e tinha vontade de participar. No ano passado estive com o Gilmar Amaro que competiu por Fernandópolis e pude ver de perto o esporte. Aquilo aumentou ainda mais o meu desejo de participar. Apesar da minha idade (47 anos), um sonho nunca morre. Enxerguei a possibilidade mantive vivo o desejo de realizá-lo”, contou Bruce.
À época, com 30% de gordura corporal, ele revelou ao treinador do atleta Gilmar, o personal trainner Eduardo Saraiva, o “Duzão”, o sonho de se tornar um fisiculturista. Enxergando potencial físico e mental de Bruce, Saraiva não pensou duas vezes para treiná-lo. “Além de ser realista com a possibilidade física do atleta chegar a um nível de competição, onde é levada em consideração os critérios volume, simetria, proporção e definição muscular, é preciso analisar se o atleta tem potencial psicológico para se submeter aos treinos intensos e a dieta rígida por vários meses. O Bruce tem uma determinação enorme e, por ter sonhado com isso, ele conseguiu superar todas as dificuldades de uma preparação e o que realmente nos deixou gratificados foi a alegria dele em ter subido ao palco pela primeira vez”, destacou o treinador Duzão.
Foram 9 meses de dieta, treino intenso, além e três dias – que antecederam a competição – de desidratação total, ou seja, 72 horas sem beber água. O atleta caiu de 30% para 4% de gordura corporal atingindo os 59,650kg. “Todo sacrifício valeu a pena, pois eu não estava ali apenas competindo, eu estava realizando meu sonho. Todo esforço estava sendo coroado ali no palco, e por isso é até difícil descrever o que eu senti. Ali foi a coisa mais gostosa, me apresentar em minha melhor forma física, é inexplicável, tanta gente jovem me olhando, fazendo fotos, e eu com 47 anos, numa oportunidade única, enfim, é uma sensação maravilhosa”, contou.
Por ser um esporte de certa forma caro para praticar, levando em conta os gastos com alimentação, suplementação, viagens e inscrição, Bruce não vê com grande otimismo a possibilidade de sentir deleite semelhante. “Não foi nada fácil realizar o sonho, não apenas pela dieta e treino, mas pelo dinheiro gasto. Agradeço muito a Prefeitura de Fernandópolis que ajudou a bancar a viajem, a Max Muscle, a M&P Nutrição Esportiva, a Academia Movimento e ao meu treinador Duzão, porque se não fosse eles eu nem teria ido a São Paulo. Neste sábado (hoje, 13) tem o Campeonato Paulista, mas não participarei pela falta de patrocínio. A maioria enxerga retorno apenas no futebol e pouco valorizam esta modalidade infelizmente”, lamentou ele, que tentará manter não apenas a forma física como também a determinação em continuar competindo profissionalmente como fisiculturista por Fernandópolis.