Após cinco anos figurando no pódio do Campeonato Paulista de Powerlifting (Levantamento de Peso), a equipe da academia Movimento não estará presente dentre as melhores do estado em 2015. Isso porque em virtude da falta de incentivo financeiro nem sequer participará da competição este ano, que será realizada no próximo sábado, 13, na cidade de Itatinga.
Embora a equipe tenha conseguido, o que em tese seria o mais difícil, a classificação para a disputa do 14º Paulistão – Supino Raw, Supino e Levantamento Terra, a equipe Movimento, que representa Fernandópolis há mais 20 anos nas principais competições do esporte, em 2015 o principal empecilho para que os 10 atletas da equipe não estejam presentes em Itatinga será o fator financeiro.
A classificação para a competição estadual, na qual Fernandópolis sempre foi elevada dentre os primeiros do pódio, veio no dia 9 de maio com o vice-campeonato da 9ª Copa Rio Preto "Wilson Aparecido Tonelli" (etapa regional da competição realizada pela FPLBI – Federação Paulista de Levantamentos Básicos do Interior), realizada em São José do Rio Preto, que teve Catanduva como campeã. “Ao longo do tempo fomos acumulando títulos e sempre que participamos das competições conseguimos estar entre os melhores o que de certa forma nos rotulou como uma das melhores equipes do estado. Fernandópolis tem muito respeito neste esporte, mas sabemos que isso não basta”, lamentou Aparecido Junior, treinador da equipe.
Embora seja um dos esportes que mais tem dado alegrias aos fernandopolenses, a modalidade não é tão valorizada quanto deveria, ainda mais na cidade natal de Renan Moreno, 23, tetra-campeão paulista e que nos últimos dois anos foi campeão mundial, tendo no ano passado a companhia de Alex Miqueloni, 22, também campeão mundial. “Nos últimos cinco anos nós estivemos no pódio do Campeonato Paulista, os próprios adversários reconhecem que temos muitos talentos individuais no esporte. Quase todos nossos atletas já foram campeões paulista, mas este ano não conseguimos patrocínio para custear a inscrição e a viajem. Quem sempre nos apoiou foi a Dri Calçados, mas como todos os anos procuramos eles, desta vez tentamos outros meios e não conseguimos. Cogitamos até fazer uma ‘vaquinha’, mas infelizmente este ano vamos ficar de fora o que é bom para os adversários”, comentou Juninho.
Ainda em meio ao abatimento, o treinador da equipe Movimento, Aparecido Junior, tem esperanças de, pelo menos, representar Fernandópolis no Campeonato Brasileiro, em Araras-SP, no mês de outubro, já que a conquista do segundo lugar da etapa regional da FPLBI garantiu a vaga não apenas para o campeonato Paulista como também para a competição nacional. “Nós sabemos da importância do Campeonato Paulista, mas dada a inviabilidade financeira, vamos concentrar nossas forças nos próximos quatro meses para não ficar de fora do Brasileiro. Ficamos entre os dois melhores da região de Rio Preto e, por isso, temos a vaga garantida, não podemos deixar escapar”, destacou o treinador.
O 14ª Paulistão – “Valter Lopes” também será a segunda seletiva para o Mundial que será realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, em Guarulhos.