A ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar– publicou na sexta-feira, 13, a resolução nº 1.785 que revoga o art. 2º da Resolução Operacional nº 1.522, de 16 de setembro de 2013, que determinou a suspensão da comercialização de produtos da operadora Unimed de Fernandópolis. Com isso, a cooperativa médica fernandopolense ficou autorizada a reiniciar a venda de seus planos de saúde.
A suspenção da venda dos planos de saúde foi determinada em 2013, após o não cumprimento das normas da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar -, desde 2005.
À época, o recém-empossado superintendente da Unimed Fernandópolis, Jurandy Marcelo Pessuto afirmou que os problemas financeiros da instituição teriam sido um dos principais motivos da alienação da carta de clientes da cooperativa.
“Ao longo do tempo a Unimed não respeitou a agência reguladora do nosso setor e de uns três anos para cá ela percebeu que estávamos com problemas financeiros e, por isso, determinou a alienação da carteira e a suspensão da venda de planos. Na administração anterior foi tentada a reversão disso, mas a ANS não sinalizou a reversão da situação”, disse.
Após 25 meses, a nova diretoria da Unimed conseguiu reverter a situação perante a agência reguladora.