Fernandópolis fica “ilhada” em meio à epidemia de Dengue na Região

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis fica “ilhada” em meio à epidemia de Dengue na Região

As ações desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica do município têm se mostrado eficazes, pelo menos até agora, para evitar que Fernandópolis entre no mapa das cidades com epidemia de Dengue.
Apesar disso, a situação também não é das melhores. De janeiro, até agora, já foram confirmados 107 casos da doença na cidade, enquanto ainda há outras 235 notificações em andamento. No ano passado, durante os 12 meses, apenas 201 casos positivos foram registrados.
 Porém, se comparado proporcionalmente a outros municípios da região, ainda é possível considerar que Fernandópolis está fora do mapa da Dengue. Isso por que a região noroeste paulista é considerada a mais infestada pela doença em todo o Estado.
Em Catanduva, por exemplo, foi decretado estado de calamidade pública devido à doença. São 5,5 mil casos, sete mortes confirmadas e outras 22 mortes em investigação. Os números em Tanabi também são assustadores. Já são mais de 1.000 casos confirmados. Rio Preto também já registrou 735 casos, enquanto Pirangi confirmou outros 512.
Mas o que mais preocupa são as cidades mais próximas à Fernandópolis. Votuporanga já superou a marca dos 311 casos, enquanto Valentim Gentil, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, já registrou 38 casos da doença.
No entanto, a situação mais grave é a de Estrela d’Oeste, onde 224 de seus oito mil habitantes foram diagnosticados com a doença. Jales está com a situação um pouco mais controlada, mas já “ligou” o sinal de alerta, já que 151 casos da doença foram confirmados e ainda há outras 400 notificações.