Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Fernandópolis tem se destacado positivamente nesta luta através do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que resultou no prêmio anual de busca ativa de novos casos da doença, conferido pela Secretaria de Estado da Saúde, mês passado.
A tuberculose continua sendo mundialmente um grande problema de saúde pública. O Brasil é um dos 22 países que concentram 80% de casos de tuberculose no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde, e o estado de São Paulo detecta o maior número absoluto de casos no país. Anualmente morrem no país 4,5 mil pessoas com a doença, que é curável e detectável.
A campanha em Fernandópolis acontece de 02 a 15 de março, em todas as unidades de saúde. Pessoas com tosse a mais de 3 semanas, com ou sem febre, e emagrecimento devem realizar os exames.
A DOENÇA
A doença é transmissível, causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch, sua transmissão é por meio das vias respiratórias e se instala principalmente nos pulmões e em outros órgãos como olhos, ossos e cérebro.
Diagnosticar e tratar, correta e prontamente os casos, são as principais medidas de controle. Encontrar o paciente doente e oferecer o tratamento adequado o quanto antes interrompe a cadeia de transmissão, por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios, que consiste em procurar casos suspeitos na comunidade e realizar o tratamento adequado.