SELJ desmente secretário de esporte sobre instalação de equipamentos

Há quatro meses armazenados, aparelhos de 14 academias não foram instalados; secretário havia dito que aguardava por uma “liberação” da SELJ

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SELJ desmente secretário de esporte sobre instalação de equipamentos

Em setembro de 2014 a Prefeitura de Fernandópolis foi presenteada com 14 academias ao ar livre, um investimento de R$ 440 mil. Os 168 equipamentos, provenientes de uma emenda parlamentar do deputado Sebastião dos Santos (PRB), pedida pelo vereador Chico Arouca, continuam armazenados na Secretaria Municipal de Esportes à mercê da vontade da Prefeitura em instalá-los.
Na mesma semana em que a prefeita Ana Bim e o secretário de Esportes Rodrigo Garcia buscaram os aparelhos em Catanduva, CIDADÃO questionou quando as academias conquistadas seriam instaladas e quais os locais escolhidos pelo secretário. Em resposta, ele despistou dizendo que a instalação ocorreria após a “liberação da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ)”, pois segundo ele, “a escolha dos locais seguiu critérios da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, tomando o cuidado para que fossem instaladas em locais estratégicos, de forma a atender o maior número de bairros possível”, disse Rodrigo Garcia que disse ter enviado um projeto com 25 possíveis locais para serem analisados pela Secretaria Estadual.

Porém, passados quatro meses, a população segue sem saber quando os equipamentos serão instalados e frequentemente cobra por meio das redes sociais. Sem receber a tal “liberação” por parte da pasta estadual, argumento usado pelo secretário para explicar a demora, CIDADÃO entrou em contato com a SELJ que desmentiu a informação passada por Rodrigo Garcia.
Em nota oficial, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude esclareceu que, “de acordo com o termo de autorização para uso de academia ao ar livre, em sua cláusula sexta, o município se responsabiliza por retirar os equipamentos em local indicado pela SELJ, bem como por transportar e instalar os aparelhos.  A indicação das áreas onde as academias ao ar livre serão instaladas é também uma atribuição da prefeitura local”.

Atualmente, em Fernandópolis existem apenas três academias ao ar livre: uma na Praça da Aparecida, utilizada pela UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, uma na praça da Avenida Raul Gonçalves e a Academia à Céu Aberto, próximo ao Ginásio Beira Rio.

Cada uma das 14 academias conquistadas conta com 12 equipamentos diferentes, como, por exemplo, simuladores de cavalgada duplo, simulador de caminhada duplo, esqui duplo, barra alta giratória, twish lateral duplo, roda de ombro dupla, roda dupla, leg press duplo, simulador de remo, placa para ar livre e máquina supino vertical.