Embora pareça clichê, o núcleo de hemoterapia de Fernandópolis continua com déficit no estoque em bolsas de sangue, principalmente no que diz respeito ao doador universal, O-. Para tentar mudar essa realidade, o Hemocentro RP segue com sua incansável busca por doadores em campanhas que não param nunca. No próximo domingo, o núcleo em Fernandópolis inicia a “Semana do Doador” com atendimento em horário especial.
“Durante o período de 16 a 22 de novembro, o núcleo estará homenageando todos os doadores que durante o ano inteiro estão conosco doando um pouco de si aos irmãos necessitados”, disse a diretora do núcleo Dra.Brigida Prudêncio, que ressaltou em comunicado a utilização cada vez em maior escala de sague e hemoderivados devido à evolução da medicina.
No domingo, 16, o hemocentro realizará a coleta de sangue das 8h às 12h. Na segunda e terça-feira, 17, em horário normal, das 7h30 às 18h30 e na quarta-feira, 19, exclusivamente das 7h30 às 20h. Já na quinta e sexta-feira das 7h30 às 18h30 e no sábado, 22, último dia da campanha, das 8h às 12h.
DOADOR
A pessoa poderá doar sangue, tendo de 18 a 65 anos, homens pesar acima de 50 kg, mulheres acima de 52 kg e estiver gozando de boa saúde. Evitar alimentos gordurosos antes da doação, não sendo necessário estar em jejum. O doador deverá apresentar o documento de identidade.
Todas as vezes que uma pessoa doa, o sangue é avaliado para determinar se existe uma série de doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite, Sífilis, Chagas, além de outras). Se existe a suspeita da presença dessas doenças, o sangue não é utilizado e o doador é avisado. Por essa razão, a pessoa tem a vantagem de submeter-se a um "check-up" periodicamente, inteiramente gratuito.
A coleta de sangue é feita com material descartável, não dói e não há riscos de adquirir doenças. Após a doação, as atividades cotidianas podem voltar ao normal.
ATENDIMENTO
O horário de funcionamento do Hemocentro de Fernandópolis é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30. Aos sábados das 8h às 12h. A unidade fica situada na rua Santista, n.º 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. O telefone para informações é o (17) 3442-5544.