Nos Estados Unidos, os principais refrigerantes do mercado vão ficar com menos calorias. Três das grandes marcas de bebida no mundo, a PepsiCo, Coca-Cola e a Dr. Pepper, fizeram um acordo com a Associação Americana de Bebidas e a Aliança Por uma Geração Mais Saudável.
Com isso, as empresas se comprometem em diminuir em 20% o índice calórico de todos os seus produtos até o final de 2014.
Esse acordo aconteceu nesta semana, durante uma conferência que ocorre na Fundação Clinton. O ex-presidente americano Bill Clinton presenciou nesse encontro e apontou sobre o risco que o excesso de calorias nessas bebidas. Clinton apontou que a redução do valor calórico nos refrigerantes pode ser um grande passo na “luta contra a obesidade”.
Para que seja possível cumprir o acordo, as empresas de bebidas vão se comprometer em vender os produtos em embalagens menores. Outro ponto é a promoção para o maior consumo de água mineral e a introdução no mercado americano novas opções de bebidas com teor baixo de calorias.
O acordo também prevê que as bebidas que são mais saudáveis vão contar com um local específico nas prateleiras dos supermercados, assim, os consumidores poderão encontrar os mesmos de forma mais fácil e aumentar o consumo destes produtos.
Será que no Brasil isso também seria possível?