Fernandopolenses vão competir o Campeonato Mundial de levantamento de peso em novembro com a seleção brasileira
Se no último sábado o grupo Street Boys ficou com o primeiro lugar em uma competição na Argentina após ter auxílio financeiro da Prefeitura aprovado pela Câmara Municipal, desta vez, dois esportistas da cidade também querem seguir o ciclo vitorioso dos dançarinos. Os levantadores de peso Renan Moreno, 22, e Alex Miqueloni, 21, conseguiram auxílio financeiro para integrarem a seleção brasileira que participará do Campeonato Mundial promovido pela WABDL – World Association os Benchers and Dead Lifters, que será realizado em Las Vegas, Nevada, EUA, entre os dias 18 e 23 de novembro.
O projeto de lei que concede o auxílio no valor de R$ 12 mil (R$ 6 mil de cada) foi votado e aprovado em regime de urgência na última terça-feira pela Câmara Municipal já que as inscrições deverão ser efetuadas na próxima segunda-feira, 15. O dinheiro será utilizado além do pagamento das inscrições, para viajem, hospedagem e alimentação dos atletas.
Além do projeto de lei foi votado ainda uma emenda já que na propositura houve um erro quanto ao local da competição, que citava Reno ao invés de Las Vegas. A correção foi feita pelo vereador André Pessuto.
Renan Moreno, que foi campeão mundial em 2013, entrando para história do esporte na cidade, contou que a convocação para a seleção brasileira chegou em fevereiro deste ano e desde então passou a procurar por auxílio financeiro que custeasse sua participação e representação do país no esporte. “Como fui campeão ano passado, minha convocação estava na prefeitura desde fevereiro deste ano para tentar o auxílio, mas a do Alex, só conseguimos o mês passado”, contou.
Além de levantar 220kg no supino e ficar com o título de sua categoria Junior (até 110kg), Renan Moreno bateu o recorde brasileiro de sua categoria. Estudante de Direito, ele é um dos mais jovens talentos do esporte brasileiro sendo tricampeão nacional além de tetra campeão paulista, campeão intercontinental e campeão internacional.
Já Alex Miqueloni, apesar de mais jovem também já acumula títulos notáveis na modalidade Levantamento Terra. Ele é o atual bi-campeão Paulista e bi-campeão Brasileiro (2013/2014).
Sua melhor marca em competições é de 260kg levantados, também registrados como recorde de sua categoria, Junior (acima de 110kg), no entanto, por pouco, Miqueloni não teve uma pedida validada pelo árbitro em uma competição regional quando levantou exatos 300kg. “Faltou só movimentar os ombros para valer, mas ele não aceitou, embora muitos que estavam presentes tenham considerado”.