Cidade foi representada por seis atletas, cinco deles subiram ao pódio e três conquistaram ouro
A cidade de Fernandópolis a cada dia ratifica seu renome em um dos esportes que mais cresce no mundo: o Power lifting (levantamento de peso). No último sábado, 9, foi realizado em Guarulhos o Campeonato Brasileiro, promovido por quatro das cinco maiores federações do esporte em franca ascensão no país, COMBRAFA,LPO, FPLBI e GPA.
Como já de costume, Fernandópolis esteve representada por seis atletas, ambos da equipe da Academia Movimento, e cinco deles conseguiram chegar ao pódio dentre competidores de todo país. Renan Moreno, Alex Miqueloni, Alan Junior, Mateus Foreman e Eduardo Saraiva (Duzão) participaram da competição que conta como seletiva para o campeonato mundial que será realizado em Córdoba, na Argentina.
Renan Moreno, atual campeão mundial e recordista (supino) de sua categoria (Junior até 110kg) não causou surpresa em ninguém ficando no mais alto do pódio. Desta vez, ele competiu na categoria Power Lifting (supino, agachamento e terra), e na somatória geral levantou 620kg, ficando com o título pela terceira vez.
Já Alex Miqueloni, outra revelação nacional, recordista brasileiro de sua categoria (Junior até 110kg) na modalidade levantamento terra (veja foto) com 260kg levantados em 2013, também ficou com a medalha de ouro. Agora bi-campeão mundial, e com vaga garantida no mundial da Argentina além da participação encaminhada para o mundial em Las Vegas, o atleta de ouro se mostrou bastante focado. “Desta vez não estava tão interessado no título. Tenho um grande objetivo traçado que é conseguir conquistar o título mundial em Las Vegas. Desta vez, participei do Brasileiro como um teste. Tentei aumentar meu recorde na pedida de 300kg mas faltou pouco. Ainda assim fiquei satisfeito de ter conquistado mais um título”, disse Miqueloni, que está bem a frente dos demais atletas e sua categoria e segundo o próprio treinador Duzão, dificilmente será alcançado.
Outro que também conquistou o pódio foi o jovem de 16 anos Mateus Foreman, que compete na categoria até Junior 100kg. Foreman é um dos jovens mais promissores da cidade em virtude da pouca idade em detrimento do peso levantado. Campeão brasileiro pela primeira vez, ele conquistou o ouro após levantar 220kg no levantamento terra.
Ainda completaram a lista de bons resultados para Fernandópolis, os atletas Alan Junior (Junior até 70kg), que ficou em 3º lugar no levantamento terra com 130kg levantados e Eduardo Duzão Saraiva (adulto acima de 110kg), treinador de Renan, Miqueloni e Mateus, que ficou em 4º com 170kg levantados na modalidade supino “haw” (sem camisa).
O evento contou com a presença de expoentes do esporte como Evandro Casagrande, de 40 anos, 17 vezes campeão mundial no levantamento terra, Marcos Ferrari, Marcos Maverick e Sidinei Ribas.
Os fernandopolenses foram premiados com troféus, medalhas, camisetas e suplementos. Apenas dois deles conseguiram apoio financeiro da Prefeitura com o pagamento da inscrição (R$100) e mais os custos com a alimentação (aprox. R$200).
Com apoio ou sem, o personal trainer e competidor Eduardo Saraiva afirmou que o mais importante foi o resultado positivo de seus pupilos, coroando mais uma vez seu trabalho na preparação dos jovens fenômenos do levantamento de peso brasileiro. “É um trabalho que vem dando resultado, mas não é de hoje. Há meses estamos treinando, experimentando métodos diferentes e o esforço deles coroa um grande trabalho. Mas não para por aqui. Sabemos do potencial deles e vamos em busca de voos mais altos. Fernandópolis já está bem com os títulos e recordes nacionais e mundiais, mas dá para ir mais longe. Minha maior alegria é vê-lós no lugar mais alto do pódio e contribuir para que a cidade continue com renome neste esporte”, disse Saraiva orgulhoso.